sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Violação das especificações para o tricloroaminoplatinato
Recolha voluntária do Cisplatina Teva


Estudos de estabilidade que ao fim de 18 meses revelaram resultados dissonantes das especificações para o produto de degradação TCAP (tricloroaminoplatinato) estiveram na origem da decisão da Teva Pharma de recolher voluntariamente do lote nº 06E29OB, com validade até Maio de 2009, do medicamento Cisplatina Teva 1 mg/ml solução injectável, na apresentação de 10 ml.

De acordo com o exposto numa circular informativa com carácter “muito urgente” que foi enviada pela Autoridade Nacional do Medicamento e dos Produtos de Saúde (Infarmed) às administrações regionais de Saúde, aos centros de saúde, aos grossistas, hospitais, organizações nacionais e sub-regiões e à Região Autónoma da Madeira, “em virtude de ter detectado, durante o programa de estudos de estabilidade, que aos 18 meses aquele medicamento apresentou resultados fora das especificações para o produto de degradação TCAP (tricloroaminoplatinato), a Teva Pharma – Produtos Farmacêuticos Lda. está a proceder à recolha voluntária daquele lote, com registo nº 2664183, pelo que o Infarmed ordena a suspensão imediata da sua utilização e comercialização. A nota da entidade reguladora vem assinada por Hélder Mota Filipe, vice-presidente do Conselho Directivo do Infarmed.
A cisplatina (ou cis-diaminodicloroplatina) foi sintetizada em 1844 por Michel Peyrone, e por isso acabou por ser baptizada com a designação de cloreto de Peyrone. É um agente antineoplásico citotóxico relacionado com os alquilantes e desempenha um papel importante no tratamento de diversas neoplasias. Composto inorgânico de coordenação planar, tem um átomo central de platina rodeado por dois átomos de cloro e dois grupos amónia.

Carla Teixeira
Fonte: Infarmed, Wikipédia

Sem comentários: