sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Recolha voluntária do medicamento teve lugar em Fevereiro
Seis lotes de Cêgripe reintroduzidos no mercado


Seis lotes do medicamento Cêgripe, desenvolvido e comercializado pela Janssen-Cilag Farmacêutica, receberam autorização da Autoridade Nacional do Medicamento e dos Produtos de Saúde para serem reintroduzidos no circuito de distribuição nacional. O fármaco tinha sido recolhido em Fevereiro, depois de terem sido detectadas imprecisões na redacção do folheto informativo incluso, mas em Julho, tal como o farmacia.com.pt noticiou, tinham já sido reintroduzidos dois lotes, com prazo de validade até Novembro de 2009.

Num comunicado com carácter “urgente” do Conselho Directivo do Infarmed, assinado pelo seu vice-presidente Hélder Mota Filipe e com conhecimento do Departamento de Inspecção da entidade reguladora, informa-se agora que são reintroduzidos no mercado farmacêutico português mais seis lotes do medicamento (n.º 06KQ139, nº 06KQ135, n.º 06KQ134 e n.º 06KQ137, todos com validade até Novembro de 2009, e nº 06JQ169 e nº 06JQ170, com validade até Outubro do mesmo ano). Na origem da decisão do Infarmed que autoriza a comercialização daqueles lotes do Cêgripe está o facto de no final do mês de Julho ter sido enviado à entidade reguladora o relatório de reprocessamento das embalagens recolhidas referentes àqueles lotes, referente à substituição do folheto informativo e do acondicionamento secundário.
A conformidade do novo folheto com a legislação aplicável em Portugal foi atestada pela Direcção Técnica da Lusomedicamenta – Sociedade Técnica Farmacêutica SA. Mais se informa, na nota agora divulgada, que as embalagens reprocessadas são identificadas pela adição da letra A ao código inicial do lote, por razões de rastreabilidade em relação aos lotes iniciais, sendo os lotes a repor nas farmácias portuguesas identificados como n.º 06KQ139A, n.º 06KQ135A, n.º 06KQ134A, n.º 06KQ137A (válidos até Novembro de 2009), n.º 06JQ170A e n.º 06JQ169A (com prazo de validade até Outubro daquele ano).

Carla Teixeira
Fonte: Infarmed, farmacia.com.pt

Sem comentários: