sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Labesfal e Abbott Diabetes Care apoiam iniciativa
Tondela acolhe primeira Feira da Saúde


Arranca na próxima terça-feira, dia 18, no Pavilhão Desportivo e no Auditório Municipal de Tondela, no distrito de Viseu, a TondeSaúde – I Feira de Saúde, que se prolonga por dois dias. Trata-se de um evento de entrada livre que pretende dar especial atenção a alguns dos aspectos de maior relevância em termos da saúde pública, com um programa intenso de alocuções de especialistas, a que se somam uma marcha pela saúde e a realização de rastreios à diabetes, ao colesterol, à tensão arterial, ao índice de massa corporal, à visão, à audição e à sida, entre outras acções.

Com organização conjunta do Instituto Piaget, da Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Viseu (que completa 10 anos de actividade), da Câmara Municipal de Tondela e do Regimento de Infantaria nº 14, que está localizado naquela cidade, a I Feira de Saúde tem como parceiros institucionais o Hospital Cândido Figueiredo (Tondela), o centro de saúde local, a Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT) e a Associação de Estudantes da Escola Superior de Saúde Jean Piaget, contando ainda com apoios de várias empresas e dos laboratórios farmacêuticos Labesfal e Abbott Diabetes Care. O farmacia.com.pt sabe que a abertura oficial da TondeSaúde está marcada para as 18 horas da próxima terça-feira, dia 18, seguindo-se uma visita ao recinto da feira pelas entidades oficiais presentes na cerimónia.
Os trabalhos arrancam pelas 21 horas, já nas instalações do Auditório Municipal de Tondela, com a conferência sobre «A importância do AVC como primeira causa de morte e invalidez em Portugal», que terá como orador o presidente da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral, Castro Lopes. Esse será, de resto, o único evento da agenda de trabalhos do primeiro dia da feira, que prossegue na quarta-feira, pelas 14 horas, com a conferência «A (d)eficiência no acompanhamento dos doentes neuromusculares da expressão dos doentes e famílias à construção de respostas», em que intervirão Maria Assunção Beta e Ana Luísa Correia, da Associação Portuguesa de Doentes Neuromusculares.
Para as 16h15 está marcado o início de uma terceira conferência, intitulada «Epilepsia: generalidades», a cargo de Liliana Anastácio e Catarina Cunha, em representação da Associação Portuguesa de Familiares, Amigos e Pessoas com Epilepsia. Pelas 18 horas tomarão a palavra, no âmbito da conferência «Como podem os avanços na área da Genética contribuir para melhorar a qualidade de vida da comunidade?», a presidente da Associação Portuguesa de Diagnóstico Pré-Natal e directora do serviço de Genética do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, Eufémia Ribeiro, a chefe do Laboratório de Citogenética do serviço de Genética do CHTMAD, Rosário Pinto Leite, e uma médica geneticista do mesmo serviço, Márcia Martins.
Entretanto, os participantes na Marcha pela Saúde, que às 8h30 da manhã terão partido para um percurso de cerca de 27 quilómetros, entre o Rossio de Viseu e o recinto onde decorre a feira, serão recebidos no Pavilhão Desportivo de Tondela pelas 19 horas. Em seguida terão lugar diversas actividades de animação daquele espaço. O encerramento da iniciativa está previsto para as 23 horas.

Carla Teixeira
Fonte: Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Viseu

Sem comentários: