sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Barcelona recebe conferência europeia sobre prevenção da saúde mental

Para promover e alertar para os problemas da saúde mental, Barcelona recebe, entre os dias 13 e 15 de Setembro, a Conferência Europeia de Saúde Mental subordinada ao tema “Juntar Forças na Europa para a Prevenção e Promoção da Saúde Mental”. A organização está a cargo do Departamento de Saúde do Governo da Catalunha e da Rede Europeia para a Promoção da Saúde Mental e Prevenção dos Distúrbios Mentais.

Os organizadores do evento pretendem trabalhar sobre a promoção da saúde mental e a prevenção de transtornos mentais que constam da Declaração e Plano de Acção para a Saúde Mental da Organização Mundial de Saúde (OMS), na Carta Verde em Saúde Mental da Comissão Europeia e na Estratégia para a Saúde Mental da União Europeia.

Ao longo da conferência serão apresentadas provas científicas que ajudem na definição de políticas e programas de saúde a nível regional, nacional e europeu, a comparação das políticas adoptadas pelos vários Estados-Membros nesta matéria e um debate sobre a melhor forma de implementação, financiamento e formação de colaboradores.

Assumindo-se como um espaço activo e participativo, estruturado em várias sessões de trabalho e painéis de discussão, o encontro pretende fomentar a partilha de experiências, dificuldades e oportunidades que se vivem na Europa face à implementação de iniciativas para prevenir os distúrbios mentais e promover a saúde mental.

O programa da conferência, que terá lugar no Winterthur Auditorium, em Barcelona, está disponível no portal da “European Network for Mental Health Promotion and Mental Disorder Prevention” (Rede Europeia para a Promoção da Saúde Mental e Prevenção dos Distúrbios Mentais).

Marta Bilro

Fontes: Ministério da Saúde, IMHPA.

Sem comentários: