sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Deverá tratar 80 por cento dos casos de cancro da região
Centro Oncológico de Vila Real abre em 2008


A entrada em funcionamento do novo Centro Oncológico de Vila Real, agendada para o primeiro trimestre do próximo ano, vai permitir o tratamento de 80 por cento dos casos de cancro da região transmontana, desviando um número significativo de doentes do Hospital de São João e da delegação Norte do Instituto Português de Oncologia, ambos localizados na cidade do Porto. Depois de Lisboa, Coimbra e da Invicta, Vila Real é a quarta cidade do país a receber uma estrutura deste tipo, que deverá ser capaz de prestar 800 tratamentos no primeiro ano de laboração, aumentando para 1700 nos anos seguintes.

O edifício que albergará a nova unidade, ainda em fase de construção, funcionará nas imediações do Hospital de Vila Real, e deverá, de acordo com o administrador do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, Carlos Vaz, “dar cobertura” a toda aquela região, que tem cerca de meio milhão de habitantes, principalmente no que respeita à radioterapia. No entanto, o novo centro está também equipado com as valências de bloco operatório, serviço de cuidados paliativos e hospital de dia, estando preparado para atender doentes de oito neoplasias: cancro da mama, do pulmão, da próstata, da pele, do útero, da bexiga, do estômago e colo-rectal. O responsável congratula-se por a obra estar a decorrer “a bom ritmo”, garantindo que será cumprido o prazo anunciado para a entrada em funcionamento da nova unidade.
Antes disso, e até final deste ano, deverá entrar em funcionamento uma residência para doentes oncológicos, materializada numa iniciativa da Associação Laços para a Vida. Segundo fonte daquela instituição, criada em 2005, são objectivos daquele espaço acolher durante alguns dias os doentes que tenham de se deslocar de um ponto mais distante da região com vista à realização de tratamentos oncológicos. A residência ficará localizada em instalações cedidas pela autarquia, e deverá poder receber até oito pessoas em simultâneo. São novas valências criadas a pensar nos doentes oncológicos, pela primeira vez fora do círculo das grandes cidades.

Carla Teixeira
Fonte: «Semanário transmontano», Brigantia.net, Agência Lusa

Sem comentários: