sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Cancro da próstata: Brócolos e couve-flor atenuam risco em 50%

Primeiro estudo sobre forma mais agressiva do tumor com resultados consistentes
Um estudo publicado no «Journal of the National Cancer Institute» sugere que se um homem comer regularmente brócolos e couve-flor poderá ver reduzido em cerca de 50% o risco de desenvolver a forma mais agressiva de cancro na próstata.

A incidência do cancro da próstata tem vindo a aumentar em todo o mundo ocidental. Em Portugal, corresponde a cerca de 12% dos óbitos por cancro, e surge como a segunda causa de mortalidade, por cancro, no sexo masculino, só ultrapassado em número de mortes pelo carcinoma do pulmão.

Embora a relação entre o consumo de verduras e a redução no risco de desenvolver cancro da próstata já tenha sido anunciada noutros estudos, nenhum, até ao momento, tinha alcançado resultados tão consistentes. A investigação em causa envolveu 1.300 voluntários diagnosticados com a doença que foram questionados sobre os seus hábitos alimentares.

De acordo com a BBC, a investigação - feita nos Estados Unidos e conduzida por cientistas do National Cancer Institute (EUA) e do Cancer Care de Ontário (Canadá) – permitiu concluir que estas duas verduras específicas (brócolos e couve-flor) “são as que oferecem maior protecção contra tumores agressivos na próstata.”

Segundo informa a mesma fonte, “os cientistas notaram uma ligação entre um maior consumo de verduras de coloração verde escura, nomeadamente os brócolos e a couve-flor (da família das crucíferas) com a diminuição do risco de desenvolver tumores agressivos na próstata.”

O estudo permitiu aos investigadores norte-americanos e canadianos apurarem que “uma porção semanal de couve-flor foi associada a uma redução de 52% no risco de desenvolver uma forma agressiva da doença; a mesma quantidade de brócolos levaria a uma redução de 45% nesse risco.”

Lembrando que o cancro agressivo da próstata está relacionado com os piores prognósticos por ser “biologicamente virulento” Victoria Kirsch, investigadora canadiana que liderou o estudo, apontou o consumo destes alimentos como uma possível prevenção primária de forma a reduzir o impacto da doença.

No entanto, Kirsch ressalvou que os homens que queiram prevenir o cancro “não devem apenas comer brócolos e couve-flor”, nem atribuir importância excessiva a um alimento específico, mas sim “ter um estilo de vida mais saudável de forma geral”, assim como, ter uma dieta equilibrada.

Novos tratamentos

Entretanto, como tem vindo a noticiar o farmacia.com.pt, uma nova técnica de tratamento do cancro da próstata está a revelar grandes benefícios nos casos precoces da doença e nos recorrentes, que geralmente se revelam dez anos após uma cirurgia radical. O HIFU (High Intensity Focused Ultrasound) é um tratamento menos invasivo e seguro e tem menos riscos de disfunção eréctil e incontinência.

A nova técnica consiste na utilização de ultrasons de elevada intensidade para eliminar os tecidos cancerígenos. O tratamento é menos lesivo do que a radioterapia ou do que a prostatectomia radical. Milhares de doentes vão poder beneficiar deste método em Portugal.

Também foi anunciado que a farmacêutica AstraZeneca vai iniciar a Fase III do desenvolvimento do novo agente oral ZD4054 em homens com cancro da próstata hormono-resistentes, antes do fim de 2007.

Raquel Pacheco

Fonte: BBCNews/Portal da Saúde/Infocancro.com

Sem comentários: