sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Chugai retira Vesanoid do mercado japonês

A Chugai Pharmaceutical, unidade do grupo suíço Roche, vai proceder à recolha voluntária, no Japão, do Vesanoid (tretinoína), um medicamento utilizado no tratamento da leucemia promielocítica aguda.

Esta medida surge na sequência da descoberta de material derivado de bovinos, proveniente do Canadá, presente num lote específico de cápsulas deste medicamento importado da Roche, na Suíça. A utilização de material derivado de bovinos é autorizada no exterior, porém, o documento precisa de ser corrigido parcialmente para que possa obter aprovação de uso no Japão.

Nesse sentido, as duas empresas estavam em negociações para não exportar para o Japão as cápsulas de Vesanoid que continham o referido material. No entanto, o lote em questão acabou por ser exportado devido a um mal-entendido por parte da Roche, que assumiu que a utilização do material teria sido aprovada naquele país.

O material derivado de bovinos é utilizado na produção da gelatina, uma matéria-prima presente nas cápsulas moles do medicamento.

Marta Bilro

Fonte: Hemscott, CNN Money.

Sem comentários: