sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Investigação de cientistas europeus e norte-americanos
Mutação do gene GLIS2 provoca doença renal


Um estudo desenvolvido por uma equipa de cientistas do Laboratório Europeu de Biologia Molecular e da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, concluiu que o gene GLIS2, que em condições normais protege a saúde dos rins, pode ser responsável também pelo surgimento de uma doença que causa a deterioração daquele órgão nas crianças, que, no limite, pode levar à perda do rim. A mutação não tem cura, sendo o transplante a única hipótese viável para assegurar a sobrevivência do doente.

De acordo com os resultados do estudo divulgado na revista «Nature Genetics», a pesquisa incidiu na observação de ratos de laboratório, numa primeira fase, e mais tarde no acompanhamento de seres humanos (crianças), tendo como objectivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de inovadores tratamentos para os casos de insuficiência renal, mais efectivos e menos agressivos para os pacientes do que os transplantes. A função natural do gene GLIS2 consiste na prevenção da morte das células no rim adulto. No entanto, à luz dos dados agora apresentados, a mutação daquela estrutura durante a infância desencadeia precisamente o comportamento contrário no gene, que activa funções prejudiciais ao saudável desenvolvimento do rim, provocando a morte da maioria das células daquele órgão vital.
No seguimento dessa mutação do GLIS2, as crianças desenvolvem uma nefrite que provoca a progressiva deterioração dos rins, bem como a redução das dimensões de cada um deles, situações que confluem na predisposição para problemas renais na adolescência e na juventude, potenciando o colapso renal total por volta dos 30 anos de idade. Os investigadores envolvidos nesta descoberta acreditam estar no bom caminho para potenciar o desenvolvimento de terapias menos invasivas para o paciente do que o transplante do rim, órgão com importância capital na «limpeza» e na protecção do organismo humano.

Carla Teixeira
Fonte: Agência Efe, Eurekalert

Sem comentários: