sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Rival do Lucentis entra em ensaio clínico de fase III

A farmacêutica alemã Bayer e a Regeneron Pharmaceuticals, a sua parceira biotecnológica norte-americana, deram início a um ensaio clínico de fase III com o objectivo de demonstrar que o VEGF Trap-Eye, produzido em conjunto pelas duas empresas, é tão eficaz quanto o Lucentis (ranibizumab), da Genentech, no tratamento da degenerescência macular relacionada com a idade (DMI).

O ensaio clínico aleatório de comparação deverá envolver perto de 1200 pacientes que sofrem de DMI, uma das principais causas de incapacidade nos idosos e a maior responsável pela perda de visão nos adultos. O estudo vai analisar a segurança e eficácia do VEGF Trap-Eye em várias dosagens, em comparação com o Lucentis. Ambos os fármacos actuam de forma semelhante, bloqueando a formação de novos vasos sanguíneos, cujo crescimento anormal conduz ao desenvolvimento de DMI.

A Bayer chegou a acordo com a Regeneron, em Outubro de 2006, numa parceria que lhe custou mais de 230 milhões de euros, para desenvolver em conjunto o VEGF Trap-Eye e comercializar o medicamento fora dos Estados Unidos da América. Um porta-voz da Bayer revelou que, de acordo com as expectativas da empresa, os picos de venda do tratamento poderão situar-se entre os 250 e os 500 milhões de euros.

Marta Bilro

Fonte: Forbes, Reuters.

Sem comentários: