quinta-feira, 2 de agosto de 2007

EMEA aprova estatuto de medicamento órfão para o ISA247 no tratamento da uveíte

O Comité de Medicamentos Órfãos (COMP) da Agência Europeia de Avaliação de Medicamentos (AEAM) emitiu um parecer positivo relativamente à designação de medicamento órfão para o ISA247 no tratamento da uveíte crónica não infecciosa. A decisão será agora comunicada pela Agência Europeia do Medicamento (EMEA) à Comissão Europeia que deve proferir uma decisão dentro de 30 dias.

A designação de substância órfã proporciona à Isotechnika, empresa responsável pelo produto, uma variedade de incentivos, entre os quais se destacam a exclusividade de comercialização por um período de 10 anos após a aprovação do fármaco, reduções de impostos e aconselhamento científico gratuito.

A Uveíte é uma inflamação dentro do olho, nos tecidos da úvea, que incluem a íris, o corpo ciliar e a coróide. A uveíte pode ser o resultado directo de trauma ocular e pode estar associada a alguma doença sistémica existente. Cerca de 40 por cento das pessoas com uveíte têm uma doença que também afecta outros órgãos do corpo. Independentemente da causa, a uveíte pode danificar rapidamente o olho e provocar complicações prolongadas, como o glaucoma, as cataratas e o descolamento da retina.

Marta Bilro

Fonte: PRNewswire, Manual Merck.

Sem comentários: