quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Espanha detecta substância tóxica em dentífricos

Pastas de dentes são chinesas e metade é comercializada em Portugal

Uma substância tóxica - dietilenglicol (DEG) – foi encontrada pelas autoridades espanholas em dez marcas de dentífricos, noticiou a EFE.

Segundo divulgou a EFE, a Agência Espanhola do Medicamento e Produtos Sanitários (AEMPS) esclareceu que as pastas “são de origem chinesa e foram introduzidas no mercado de forma ilegal”, referindo ainda que “apesar dos riscos para a saúde serem mínimos, é preocupante pelo número de consumidores envolvidos.”

De acordo com a agência noticiosa de Espanha, o Instituto Nacional de Consumo espanhol analisou, até 20 de Julho, 387 amostras de dentífricos, das 401 que recolheu e detectou entre 0,4% e 8,3% de DEG nas seguintes marcas: Spearmint, Spearmint Tri Leaf, Morning Baby, Qyz, Active, Active Ultrawhite, Aloe Supeerwhitening, Amalfi-Dent Lassic, Amalfi-Dent e Herbal.

O certo é que, se o dietilenglicol (substância tóxica encontrada) for ingerido com regularidade, pode desencadear problemas nos rins ou no fígado, sendo as crianças, o alvo mais vulnerável.


Infarmed sem alerta
Segundo relatou o Diário de Notícias, pelo menos, metade daquelas pastas de dentes são comercializadas em Portugal. No entanto, as autoridades portuguesas ainda não terão recebido o alerta sobre os produtos em causa.

Em declarações àquele diário, o Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde) assegurou que, “caso se desconfie que tais dentífricos estão no mercado nacional, repetem-se os procedimentos usados para com as pastas de dentes Colgate, importadas da África de Sul, há 15 dias. Ou seja, mandam-se de imediato retirar do mercado” o que ficará a cargo da Autoridade de Segurança Alimentar Económica.

Raquel Pacheco

Fonte: EFE/DN

Sem comentários: