quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Fabrico de genérico concedido à Iquego

Poucos laboratórios no Brasil têm permissão para produzir Ibuprofeno

A Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego) passa a ser um dos poucos laboratórios do país (Brasil) que têm permissão para fabricar o Ibuprofeno 300mg. Esta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu à Iquego o registo para a produção deste medicamento anti-inflamatório de nome genérico.

De acordo com o jornal online «Góias Agora», trata-se do segundo registo para a fabricação do Ibuprofeno concedido a um laboratório estatal. “O outro, entre os 18 existentes no Brasil, é o Farmanguinhos, ligado ao Instituto Osvaldo Cruz, do Rio de Janeiro.”

O fármaco em causa é um anti-inflamatório – que também é utilizado como analgésico - indicado no tratamento de doenças como artrite reumatóide, artrite reumatóide juvenil, menstruação dolorosa (dismenorreia), doenças inflamatórias, dores, febres e osteoartrites, cefaleia vascular e gota.

Segundo informa o «Góias Agora», a venda do Ibuprofeno 300mg fica facilitada pelo fato de o medicamento fazer parte dos programas de atenção básica da saúde dos governos federal, estaduais e municipais.

A Iquego congratula-se com a obtenção do registo, considerando “muito importante porque eleva o mix de produtos da indústria” e frisando que, deste modo, equaciona mais um medicamento à Relação Nacional de Medicamentos fabricado pelo laboratório.

“É um medicamento com um mercado pouco explorado e que leva vantagem, do ponto de vista terapêutico, sobre o diclofenaco, porque não tem tantos efeitos colaterais”, sublinhou o gerente de vendas da Iquego, Kleber Menezes, anunciando que o parque industrial “está apto a iniciar a produção imediatamente.”

Raquel Pacheco

Fonte: «Góias Agora»

Sem comentários: