quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Tobira adquire direitos de fármacos experimentais anti-HIV da Takeda

O laboratório japonês Takeda Pharmaceutical chegou a acordo com a Tobira Therapeutics para a venda dos direitos de dois fármacos experimentais anti-HIV. O contrato garante à empresa norte-americana os direitos de produção e comercialização, a nível mundial, de dois medicamentos de administração oral da Takeda, o TAK-220 e o TAK-652.

A farmacêutica nipónica deverá receber um pagamento adiantado, bem como pagamentos por cumprimento de objectivos e royalties das vendas, segundo divulgou a empresa através de um comunicado divulgado no seu portal electrónico. No entanto, a Takeda escusou-se a revelar os detalhes financeiros envolvidos nesta parceria.

Os dois candidatos a fármacos encontram-se na primeira de três fases de estudo necessárias para a investigação regulamentar. Os medicamentos pertencem a uma nova classe de fármacos para o VIH que interferem com o vírus quando ele entra nas células imunitárias humanas através do receptor CCR5, a mesma categoria onde se insere o Maraviroc, produzido pela Pfizer.

Marta Bilro

Fonte: Bloomberg, Aids Portugal.

Sem comentários: