terça-feira, 23 de outubro de 2007

Accionistas da Bioenvision aprovam aquisição pela Genzyme

Os accionistas da Bioenvision Inc aprovaram a aquisição da companhia pela Genzyme Corporation, num acordo que envolveu 345 milhões de dólares, 5,60 dólares por acção, ignorando assim os argumentos dos investidores que afirmavam que o preço era demasiado baixo.

Esta aquisição faz parte da estratégia da Genzyme para incrementar o seu negócio oncológico, após ter adquirido a Ilex Oncology em 2004. A Genzyme, que já é o maior proprietário da Bioenvision, ganha assim direitos exclusivos do fármaco clofarabina para a leucemia.

A clofarabina é comercializada pela Genzyme como Clolar nos Estados Unidos e no Canadá, para pacientes pediátricos com leucemia linfoblástica aguda (LLA) refractários e reincidentes. Na Europa, as companhias co-desenvolveram a clofarabina, e a Bioenvision comercializa actualmente o produto sob o nome Evoltra, também para a mesma indicação. A Genzyme também já detém os direitos para comercializar o produto na América do Norte.

As companhias têm vindo a desenvolver o fármaco para indicações mais abrangentes, incluindo a sua utilização como terapia de primeira linha para o tratamento da leucemia mielóide aguda (LMA) em adultos. Foi concedido o estatuto de medicamento órfão à clofarabina para a LLA e para a LMA, tanto nos Estados Unidos como na Europa. A Bioenvision solicitou aos reguladores europeus a aprovação para comercializar o tratamento para pacientes adultos com LMA. Caso seja aprovado, o fármaco pode atingir vendas de 600 milhões de dólares por ano, segundo o CEO da Genzyme, Henri Termeer.

A Genzyme é a terceira maior companhia biotecnológica do mundo listada por vendas em 2006, a seguir à Amgen Inc. e à Genentech Inc.

Isabel Marques

Fontes: Reuters, Bloomberg, CNNMoney

Sem comentários: