terça-feira, 23 de outubro de 2007

Roche viola 11 licenças da Amgen

Justiça norte-americana decide contra laboratório suíço no caso da patente do Mircera

Chegou ao fim um dos casos mais mediáticos de 2007 que envolve patentes da indústria farmacêutica: um tribunal de Boston (Estados Unidos) pronunciou-se a favor do grupo norte-americano de biotecnologia Amgen contra o laboratório suíço Roche por violação de patente.

Segundo informa a Amgen em comunicado de imprensa, o júri avaliou o medicamento contra a anemia - o Mricera - produzido pelo laboratório suíço, sentenciando que a Roche viola 11 licenças da Amgen - relativas à composição da hormona EPO (eritropoietina) - dos fármacos Epogen (darbepoetina) e do Aranesp (darbepoetina alfa).

Dias antes da sentença, William Burns, dirigente da Roche disse que a companhia farmacêutica não tinha intenção de lançar o produto no mercado norte-americano sob risco de prevalecer a acusação da gigante em biotecnologia californiana. O certo é que, com o caso ganho, a Amgen assegurou-se do bloqueio da Roche para lançar o medicamento, confirmando, aliás, decisões anteriores de instâncias inferiores.

"A Amgen está satisfeita com o veredicto do júri e tentará obter uma outra decisão da justiça para proibir a Roche de comercializar (o Mircera) nos Estados Unidos" concluiu o laboratório.

Recorde-se que, no passado dia 30 de Agosto, a justiça norte-americana já havia dado razão à Amgen ao deliberar que o produto rival da farmacêutica suíça infringia a patente de um medicamento do grupo. No entanto, a Roche manteve-se firme e não desistiu.

Raquel Pacheco
Fonte: Networkmedica.com/AFP/www.amgen.com

Sem comentários: