terça-feira, 23 de outubro de 2007

Lucro da Merck cresceu 63% no terceiro trimestre

Os resultados líquidos da farmacêutica norte-americana Merck aumentaram 63 por cento no terceiro trimestre do ano, uma subida impulsionada pelas vendas da vacina contra o cancro do colo do útero, Gardasil, e do Januvia (Sitagliptina), um fármaco utilizado no tratamento da diabetes.

De acordo com um comunicado divulgado pela empresa, o seu lucro líquido atingiu os 1,1 mil milhões de euros, ou 49,2 cêntimos por acção, face aos 662 milhões de euros, ou 30,3 cêntimos por acção, alcançados em igual período do ano anterior.

Entre Julho e Setembro de 2007 as receitas da Merck cresceram 12 por cento, para os 4,3 mil milhões de euros, relativamente aos mesmos meses de 2006.

Excluindo os encargos extraordinários associados a medidas de reestruturação, a farmacêutica obteve um ganho de 52,8 cêntimos por acção, um valor que ultrapassa as previsões dos analistas da Bloomberg que apontavam para um lucro de 49,3 cêntimos por título.

Para Richard T. Clark, presidente e director-executivo da empresa, os resultados líquidos do terceiro trimestre são o reflexo do progresso continuado que a Merck tem feito de acordo com a estratégia que adoptou.

“Não restam dúvidas, Dick Clark transformou esta empresa fazendo-a passar de um local cujo futuro suscitava dúvidas para um local onde as pessoas querem trabalhar”, salientou Tony Butler, analista da Lehman Brothers Holdings, em Nova Iorque, citado pela Bloomberg.

As perdas da empresa foram compensadas nas vendas de medicamentos genéricos mais baratos, sendo que o laboratório se concentrou nos novos produtos e na redução de postos de trabalho para reduzir custos. Os bons resultados no sector das vacinas são também destacados pela empresa, com as vendas a atingirem um valor recorde de 844,7 milhões de euros no terceiro trimestre de 2007.

A nota divulgada pela Merck faz ainda uma actualização ao número de processos judiciais pendentes relacionados com o anti-inflamatório Vioxx (Rofecoxib), que no final do mês de Setembro ascendia aos 26,6 mil, menos 350 do que no trimestre anterior.

Marta Bilro

Fonte: Bloomberg, Diário Económico, Gazeta Mercantil, Folha Online.

Sem comentários: