quinta-feira, 11 de outubro de 2007

GlaxoSmithKline adquire fármaco experimental para o melanoma avançado

A britânica GlaxoSmithKline Plc (GSK) adquiriu os direitos de licenciamento do fármaco experimental, na Fase III do estudo, para o tratamento do melanoma avançado, o STA-4783, da Synta Pharmaceuticals Corp, num acordo que pode render à companhia biotecnológica norte-americana mais de mil milhões de dólares (712 milhões de euros).

A Synta irá receber um pagamento inicial de 80 milhões de dólares, e pode receber, posteriormente, mais 885 milhões de dólares, se o fármaco atingir os objectivos relativos ao desenvolvimento, regulamentação e vendas. A GSK pode ainda adquirir até 45 milhões do stock da Synta.

Este acordo pelo fármaco, que está agora a iniciar a Fase III de um ensaio global com 600 pacientes, marca um passo em frente da GSK para impulsionar a sua pipeline através de alianças externas. A GSK, a maior farmacêutica da Europa, colocou os fármacos oncológicos numa área prioritária de desenvolvimento. Este acordo fortalece a pipeline de fármacos para o cancro em estádios avançados de testes, em que actualmente se incluem 10 programas de Fase III, segundo revelou o responsável pela investigação e desenvolvimento da GSK, Moncef Slaoui.

O fármaco injectável, o STA-4783, tem um novo mecanismo de acção que produz substâncias que matam as células cancerígenas, através do aumento dos níveis de oxigénio até ao ponto de ruptura, activando a morte programada destas células, sem danificar as células normais, pois estas têm uma tolerância mais elevada ao oxigénio.

Na Fase II do estudo, os pacientes com melanoma em estado avançado que tomaram o fármaco da Synta mais um agente comum de quimioterapia apresentaram uma sobrevivência média de 12 meses, em comparação com os 5,6 meses da quimioterapia sozinha. A sobrevivência livre de progressão mais que duplicou, 35 por cento contra 15 por cento, em seis meses. A Synta antecipa que também possa funcionar numa variedade de outros tipos de tumores, podendo também ser testado para a leucemia, cancro dos ovários e cancro pancreático.

Segundo o acordo, a Synta irá financiar todo o desenvolvimento do STA-4783 para o melanoma metastizado, a forma mais mortal de cancro da pele. As companhias irão partilhar os custos relacionados com desenvolvimento e comercialização do STA-4783 nos Estados Unidos, e a GSK irá ter direitos exclusivos em todos os outros sítios. Actualmente, existem poucos fármacos disponíveis para pessoas com cancro da pele avançado, que mata cerca de 70 por cento dos pacientes num ano.

Isabel Marques

Sem comentários: