quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Vodka salva vida de paciente envenenado

Um turista italiano envenenado com etilenoglicol foi salvo pela vodka, é que os médicos australianos que o atenderam não tiveram outra alternativa perante a ruptura do stock de álcool farmacêutico, que funciona como um antídoto para o etilenoglicol.

O turista italiano de 24 anos foi levado ao Hospital Mackay Base, no norte do Estado de Queensland, na Austrália, depois de ter ingerido uma grande quantidade de etilenoglicol, um componente de aditivos de radiador de automóveis, numa suposta tentativa de suicídio.

Quando chegou ao hospital, o italiano estava inconsciente e de imediato foi iniciado o tratamento com álcool farmacêutico, mas os suprimentos de álcool farmacêutico do hospital de Queensland acabaram e foi preciso recorrer a outra solução.

“Rapidamente usámos todos os frascos disponíveis e decidimos que havia outra opção: fornecer álcool ao paciente através de bebidas alcoólicas colocadas na sua sonda nasogástrica” , disse o médico Pascal Gelperowicz, que liderou a equipa de tratamento em conjunto com Todd Fraser, ao jornal The Australian.

O paciente foi então alimentado com vodka durante três dias, por via intravenosa, um tratamento que, segundo Todd Fraser, pode não ser convencional, mas foi bem sucedido, pois o paciente recuperou totalmente.

“O paciente recebeu o equivalente a três doses comuns a cada hora, durante três dias, enquanto permaneceu na unidade de terapia intensiva” , afirmou Fraser.

O etilenoglicol pode paralisar o funcionamento dos rins e é fatal.

Inês de Matos

Fonte: Sol

Sem comentários: