terça-feira, 5 de junho de 2007

12ª Campanha de Reciclagem de Radiografias começa hoje


A campanha decorre entre os dias 05 e 22 de Junho

A AMI promove pela 12ª vez a campanha de recolha de radiografias para reciclagem demonstrando, mais uma vez, a sua preocupação com a ajuda humanitária e protecção do ambiente. Esta iniciativa, que decorre entre os dias 05 e 22 de Junho, tem como objectivo angariar fundos indispensáveis à prossecução do trabalho humanitário da AMI. A acção consiste na recolha de radiografias com mais de cinco anos e sem valor clínico, que são posteriormente recicladas. Por cada tonelada de radiografias recicladas obtêm-se cerca de 10 kg de prata, a qual depois é vendida no mercado.


Durante duas semanas é possível contribuir, depositando as radiografias com mais de cinco anos ou aquelas que já não têm valor de diagnóstico nos sacos disponíveis nas farmácias e juntas de freguesia de todo o país, sem relatórios, envelopes ou folhas de papel. A iniciativa é inaugurada oficialmente amanhã, no barco Évora, em Setúbal.

As receitas provenientes da venda da prata recuperada das radiografias são canalizadas para o projecto de acção social da AMI em Portugal, no apoio aos sem-abrigo, a populações desfavorecidas e em missões humanitárias internacionais. No ano passado, a entrega nas farmácias de 83 toneladas de radiografias antigas rendeu 111 milhões de euros.

Desde 1996, a Campanha de Reciclagem de Radiografias já se tornou num hábito e tem contribuído para alertar consciências e transformar simples radiografias em bens de primeira necessidade, em géneros alimentares e medicamentos.


Isabel Marques

Fontes: Jornal de Notícas e www.fundacao-ami.org

Sem comentários: