quinta-feira, 21 de junho de 2007

Fertilidade masculina em debate em Coimbra

A “Fragmentação do DNA dos Espermatozóides - Impacto na Fertilidade do Casal” e “Abordagem do Casal com Antecedentes de Criptorquidia” são os dois temas que vão estar em debate amanhã, (22 de Junho), às 18h30, numa palestra promovida pela clínica Espaço Fertilidade, em Coimbra.

O colóquio será dirigido por Vellez de la Lacce, biólogo da Reprodução e director de um centro de Reprodução Medicamente Assistida em França, e pretende esclarecer e informar acerca da influência das substâncias tóxicas na saúde reprodutiva da população e transmissão dos efeitos negativos às próximas gerações.

O debate funcionará também como uma chamada de atenção para a actuação prejudicial e irreversível causada na fertilidade humana por substâncias como o tabaco, os herbicidas, os fungicidas e outros poluentes. É actualmente reconhecido pelos especialistas que os danos provocados se traduzem na diminuição dos números e da qualidade dos espermatozóides, podendo levar à fragmentação do material genético. Para além disso, as alterações reprodutivas são passíveis de serem transmitidas às gerações seguintes, ainda que não se tenha tido contacto directo com tais substâncias.

«É importante tratar as actuais gerações e prevenir os efeitos nefastos nas gerações futuras. É por isso necessário uma análise epidemiológica e de saúde pública de populações em risco que inclua uma abordagem de Medicina da Reprodução», salientou Teresa Almeida Santos, directora científica do Espaço Fertilidade.

Centrando-se na infertilidade masculina, a palestra vai também abordar a temática da Criptorquidia, uma malformação congénita frequente, caracterizada pela ausência de testículos no escroto, secundária à sua paragem na cavidade abdominal.

O evento terá lugar no Espaço Fertilidade, na Rua do Brasil, em Coimbra e destina-se a especialistas em medicina de reprodução, ginecologistas, urologistas e biólogos.

Marta Bilro

Fonte: Campeão das Províncias, Médicos de Portugal, Fábrica de Conteúdos.

Sem comentários: