quinta-feira, 21 de junho de 2007

Valorizar a Farmácia e o Farmacêutico


Prémios «Almofariz» e «Desafiar o Futuro»

O Almofariz não é só um dos símbolos do farmacêutico. Este utensílio tradicional representa, também, um prémio que visa a celebração da Farmácia. São os «Prémios Almofariz» - atribuídos pela primeira vez em Abril de 1995 – uma iniciativa da revista Farmácia Distribuição (FD) que pretende destacar o trabalho desenvolvido no sector.

O Laboratório de Estudos Farmacêuticos (LEF) foi o galardoado, a 10 de Maio, com o prémio “Projecto do Ano”, atribuído no âmbito da edição de 2007 dos «Prémios Almofariz».

O galardão distingue a actividade do LEF, no ano em que, foram inauguradas as novas instalações deste laboratório, inteiramente subsidiado pelos farmacêuticos de oficina portugueses.

O LEF é um laboratório independente, criado em finais de 1992, que se dedica ao estudo de matérias-primas de origem natural e sintética, estudos de produto acabado de produção industrial e manipulados, e a testes in vivo de comportamento de fármacos e formulações farmacêuticas. O LEF tem, ainda, como finalidade a criação de novas áreas, tais como dispositivos médicos, manipulados, dermofarmácia-cosmética, suplementos alimentares e produtos homeopáticos.

Representado simbolicamente por um dos mais significativos elementos da Farmácia de Oficina, esta distinção pretende valorizar a Farmácia e o Farmacêutico como intervenientes fundamentais da Saúde Pública.

Os «Prémios Almofariz» compreendem, actualmente, sete categorias: Medicamento NSRM do Ano; Produto de Dermocosmética do Ano; Produto do Ano; Anúncio profissional; Laboratório do Ano; Projecto do Ano; Figura do Ano.


Prémio "Desafiar o Futuro"

Entretanto, «Desafiar o Futuro» é outro prémio, desta vez, dirigido aos estudantes de Farmácia do país. Existe desde 1997, e foi criado com um duplo objectivo: incentivar e promover uma utilização correcta das técnicas de gestão no universo da Farmácia e proporcionar uma oportunidade única de integração profissional.

Na corrida ao prémio, os futuros farmacêuticos apenas necessitam de enviar um texto sobre um tema escolhido, anualmente, pela FD.
Em 2006, Luísa Peixoto Álvares, aluna do 6.º ano da FFUL, foi a estudante agraciada. O artigo premiado incidiu no tema: «Farmácia Comunitária: A diferenciação pela excelência».

Para a avaliação dos textos importa a qualidade técnica do texto, a qualidade da escrita e inovação. O vencedor terá direito a um estágio profissional completo (com a duração de quatro semanas, uma das quais na Irlanda) na GlaxoSmithKline Consumer Healthcare.
Mais informações: henrique.silva@aje.pt
Raquel Pacheco

Fonte : CiênciaHoje/Farmanews

Sem comentários: