quinta-feira, 21 de junho de 2007

Genéricos conquistam 18% do mercado nacional

Os genéricos representam, actualmente, 18 por cento do mercado dos medicamentos em Portugal, revelou do Observatório do Medicamento e Produtos de Saúde da autoridade nacional do sector, o Infarmed.

Entre Janeiro e Maio deste ano, o mercado dos genéricos registou um aumento de 23,3 por cento, enquanto que nos primeiros meses do ano a quota média dos genéricos rondou os 17 pontos percentuais, face aos 14,77 por cento registados no período homólogo do ano anterior.

Segundo o comunicado emitido pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), de acordo com as previsões, no final de 2008, os genéricos deverão ocupar 20 por cento da quota de fármacos no mercado nacional.

Os resultados da venda ao público, por valor bruto de mercado, renderam, nos primeiros cinco meses de 2006, 195 milhões de euros, valor que ascendeu aos 240 milhões no mesmo período de 2007.

No que toca às substâncias activas, 10 correspondem a 60 por cento do total de genéricos vendidos, com a citalopram a ocupar o topo da tabela, seguida da glimepirida, isotetrinoína, omeprazol e sinvastatina.

Marta Bilro

Fonte: Diário Económico, Diário Digital.

Sem comentários: