segunda-feira, 9 de julho de 2007

Cientistas identificam o gene que provoca cancro no intestino

O gene identificado pode aumentar em 20% o risco de desenvolver cancro no intestino. O estudo, publicado na revista Nature Genetics, foi realizado por cientistas escoceses a 30 mil doentes oncológicos.

No estudo participaram pessoas com cancro no intestino e pessoas saudáveis. Os investigadores realizaram testes de ADN ao genoma de cada um, então verificaram que um apresentava sempre a mesma mutação, inexistente nas pessoas saudáveis.

Ainda numa fase inicial o responsável pela investigação, Ian Tomlinson, sublinha que «este é um primeiro passo importante, mas nós ainda temos um longo caminho a percorrer até termos um quadro completo de todos os genes envolvidos na transmissão do risco do cancro no intestino».

Actualmente estão identificados diversos genes que podem contribuir para o aparecimento do cancro no intestino, mas são raros na população, sendo causa de apenas 5% dos casos.

«No futuro estudos como este com vários tipos de cancro podem vir a ajudar as pessoas com risco elevado de desenvolvimento da doença, através de programas de análise do ADN e novos meios de tratamento», esclarece Harpal Kumar, director-executivo da Cancer Research do Reino Unido.

Sara Pelicano

Fontes: BBC

Sem comentários: