segunda-feira, 9 de julho de 2007

Novavax compra tecnologia da Wyeth

A Novavax, uma empresa de biotecnologia especializada no desenvolvimento de vacinas, estabeleceu um acordo de licenciamento não exclusivo com a farmacêutica norte-americana Wyeth. O objectivo é obter os direitos de uma aplicação de patente que engloba uma tecnologia de partículas semelhantes a vírus, para utilização em vacinas direccionadas aos seres humanos, em certas áreas de aplicação.

Nos termos de negócio foi estabelecida a execução de um pagamento antecipado, taxas de licença anuais, pagamentos por objectivos e atribuição de privilégios em qualquer venda de produtos. Até ao final de 2008, a Wyeth poderá reunir cerca de 3,6 milhões de euros em pagamentos.

A tecnologia de partículas semelhantes a vírus está a ser utilizada pela Wyeth para desenvolver vacinas para a gripe sazonal e pandémica, que actua de forma semelhante ao vírus que a provoca, causando a escassez do material genético que desencadeia a doença. Desta forma, o vírus é impedido de se reproduzir acreditando-se que perderá capacidade para causar infecções ou doenças.

Esta inovação poderá dar inicio ao desenvolvimento de novas vacinas que proporcionam maior imunidade, com doses mais reduzidas do que as administradas pelas actuais vacinas.

“Estamos muito satisfeitos por termos concluído este acordo de licenciamento com a Wyeth e encaramos esta licença como mais um passo importante para a construção de uma forte posição de propriedade intelectual para os nossos programas de vacina da gripe”, declarou Rahul Singhvi, presidente e director executivo da Novavax.

Marta Bilro

Fonte: Forbes, CNN Money.

Sem comentários: