sexta-feira, 20 de julho de 2007

Contra malária, sida e tuberculose
Deputados exortam Governo a aderir à UNITAID


A Assembleia da República recomendou ao Governo, de forma unânime, que inicie o processo de adesão à UNITAID, organismo que mobiliza esforços para diminuir o custo dos medicamentos para países pobres, declarou ontem o deputado do PSD José Luís Arnaut.

A Facilidade Internacional para a Compra de Medicamentos (UNITAID, na sigla em inglês) foi lançada em Setembro de 2006, à margem da Assembleia-Geral da ONU, por França, Brasil, Reino Unido, Noruega e Chile, com vista a reduzir os preços dos medicamentos para o combate à malária, à tuberculose e à sida nos países pobres e com maiores dificuldades na aquisição daqueles fármacos. Desde a sua criação mais de 34 países iniciaram o processo de adesão ao organismo, que estipula que “pelo menos 85 por cento dos fundos disponíveis sejam atribuídos a países de baixo rendimento”, e que colabora com organizações como a Organização Mundial de Saúde, o Fundo Global ou a Fundação Clinton.
Arnaut disse que “a Assembleia da República solidarizou-se unanimemente com os objectivos desta causa e deu um claro sinal da sua atenção e do seu empenho na ajuda da resolução dos problemas de saúde pública. Cabe ao Governo ponderar a adesão à UNITAID, através do modelo que considerar mais adequado à realidade jurídica e económica do País”. O orçamento da UNITAID para 2007 ultrapassa os 300 milhões de dólares, estimando-se que em 2009 exceda os 500 milhões, graças a uma crescente adesão à iniciativa.
Estima-se que actualmente 40 milhões de pessoas no mundo estejam infectadas com o HIV (2,3 milhões com menos de 15 anos) e que dos seis milhões de doentes que necessitam de medicamentos urgentes apenas um milhão consiga aceder aos tratamentos adequados. Segundo a UNITAID, a malária provoca um a três milhões de mortes por ano (um óbito infantil a cada 30 segundos em África). A tuberculose mata dois milhões de pessoas por ano, “quando podia ser prevenida e tratada em seis meses”.

Carla Teixeira
Fonte: Agência Lusa

1 comentário:

Rui Borges disse...

EXCELENTE notícia Carla.