sexta-feira, 20 de julho de 2007

Fármaco experimental da Metabasis para a diabetes falha objectivo

A Metabasis declarou que os dados da fase intermédia do ensaio do fármaco experimental oral para a diabetes tipo 2, o CS-917, mostraram que o fármaco falhou na redução dos níveis crónicos de açúcar no sangue. O composto está a ser desenvolvido pela Daiichi Sankyo, como parte de um acordo de licenciamento entre as duas companhias. A Metabasis e a Daiichi Sankyo estão a analisar as descobertas do estudo.

No que se refere ao CS-917, a Daiichi Sankyo informou a Metabasis que os resultados do ensaio de fase 2b, recentemente finalizado, mostraram que o produto candidato falhou, em ambas as doses testadas, o objectivo de baixar o nível ajustado por placebo de hemoglobina glicosilada (HbA1c), uma medida de carga de glicose. O estudo envolveu 392 pacientes, divididos por quatro tratamentos. Dois grupos receberam CS-917 a 50 mg bid e 100 mg bid respectivamente. O terceiro grupo recebeu metformina a 850 mg bid e o quarto grupo recebeu placebo. O nível médio de HbA1c, no início do estudo, era de aproximadamente 7,6-7,7 por cento. O nível ajustado por placebo de HbA1c no final do tratamento de três meses ficou inalterado com a dose baixa e houve um decréscimo de 0,17 por cento no grupo tratado com a dose elevada de CS-917. O tratamento com metformina resultou num decréscimo de 0,50 por cento. O CS-917 pareceu ser seguro e bem tolerado pelos pacientes. A Daiichi Sankyo e a Metabasis continuam a avaliar os resultados.

O CS-917 é um profármaco de um inibidor activado oralmente, potente e selectivo de fructose-1, 6-bisfosfatase, uma enzima reguladora no caminho responsável pela produção de glicose no fígado, conhecido como o caminho de gliconeogénese. O CS-917 foi descoberto através da utilização da tecnologia NuMimetic da Metabasis e está a ser desenvolvido pela Daiichi Sankyo.

O vice-presidente executivo na área de investigação e desenvolvimento da Metabasis, Dr. Mark Erion, revelou que a companhia está surpreendida e desapontada com os resultados revelados até agora por esta importante fase 2b do ensaio clínico, especialmente após os resultados promissores de pequenos estudos iniciais e pré-clínicos de 14 e 18 dias. Neste momento, a companhia tem muitas questões sem resposta, como, por exemplo, se o facto dos níveis de glicose no plasma em jejum e dos níveis de HbA1c nos pacientes no início da fase 2b do ensaio serem substancialmente mais baixos, do que os que foram estudados na anterior fase 2a, poderá ter tido impacto nos resultados. Este é apenas um dos factores que a empresa pretende avaliar, esperando trabalhar de perto com a Daiichi Sankyo, nas próximas semanas, na análise e comparação dos resultados deste e de ensaios anteriores. Estes esforços podem ajudar a equipa da Metabasis a determinar o impacto destas descobertas no CS-917 e nos fármacos experimentais do tipo de inibidor de gliconeogénese , incluindo o MB07803.

O presidente da Metabasis, Dr. Paul Laikind, sublinhou que a companhia tem outros programas entusiasmantes nos estádios clínico e pré-clínico, como é do conhecimento dos accionistas. Por exemplo, o MB07811, o produto candidato para o tratamento do colesterol elevado, que está actualmente a ser avaliado num ensaio clínico importante e pode representar uma grande oportunidade de mercado, se for um produto bem sucedido. A Metabasis revelou ainda recentemente dados promissores do MB07133, o fármaco experimental para o cancro primário do fígado.

Independentemente do resultado da análise dos dados do CS-917, a companhia continua entusiasmada com as perspectivas dos seus vários produtos e com o seu próprio futuro.

Isabel Marques

Fontes: FirstWord, Bloomberg, SmartMoney

Sem comentários: