sexta-feira, 20 de julho de 2007

Schering-Plough termina acordo com Metabasis e Valeant

A Schering-Plough terminou o acordo com a Metabasis e com a Valeant para o desenvolvimento e comercialização de um composto para o tratamento da hepatite B, o pradefovir, um fármaco antiviral oral, segundo anunciou a Metabasis. A Schering-Plough tomou esta decisão de devolver todos os direitos sobre o fármaco à Metabasis, devido, em parte, aos dados pré-clínicos do pradefovir que sugeriam um aumento da incidência de cancro com doses mais elevadas.

Resultados promissores da fase 2b do estudo do pradefovir foram relatados em 2006 pela Valeant, a detentora anterior da licença do produto. Todavia, depois de os direitos exclusivos de desenvolvimento e comercialização do pradefovir terem sido concedidos à Schering-Plough, foram completados estudos de carcinogenicidade de 24 meses em ratos e ratazanas que revelaram um acréscimo na incidência de cancro com as doses mais elevadas do fármaco. Como resultado destas descobertas e outras considerações, a Schering-Plough tomou a decisão de terminar o acordo.

A Metabasis inicialmente licenciou o composto à Valeant, que depois vendeu os direitos à Schering-Plough em Dezembro. A Schering-Plough adquiriu a licença do tratamento em Janeiro, tendo efectuado pagamentos de 19,2 milhões de dólares à Valeant e de 1,8 milhões de dólares à Metabasis.

O presidente da Metabasis, Paul Laikind, disse que a Schering-Plough ainda não tinha iniciado as actividades de desenvolvimento clínico do pradefovir quando foram conhecidos os resultados do estudo de carcinogenicidade. A Metabasis acredita que a Schering-Plough tomou a decisão de terminar o acordo por várias razões, contudo, isto não significa necessariamente que o desenvolvimento e aprovação do pradefovir não sejam viáveis. Nos próximos meses, a Metabasis irá rever cuidadosamente os resultados clínicos e toxicológicos e outros factores para determinar o futuro do pradefovir.

Isabel Marques

Fontes: FirstWord, Bloomberg, SmartMoney