sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Cirurgião desenvolve novo método para tratar apneia do sono

Um cirurgião singapuriano desenvolveu um método aperfeiçoado para tratar a apneia do sono com uma taxa de sucesso que atinge os 86 por cento, revela uma notícia publicada esta sexta-feira pelo The Straits Times. Kenny Pang, director do “Pacific Sleep Centre”, que viajou até ao Vietname, à Malásia e à Indonésia para difundir a nova técnica, foi agora convidado pela Academia Americana de Otorrinolaringologia para levar a Washington os seus conhecimentos.

O Sindroma de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é um problema respiratório do sono que se caracteriza por episódios repetidos de interrupção da respiração, apesar de continuar a desenvolver-se esforço para respirar. A apneia obstrutiva dá origem à cessação completa da passagem do ar pelo nariz e pela boca, durante 10 segundos ou mais, sendo que, um doente típico terá cinco ou mais apneias por hora de sono. Com o passar do tempo, o problema pode provocar hipertensão arterial, ataques cardíacos, ou mesmo a morte em casos mais graves.

A cirurgia comum, eficaz em cerca de 68 por cento dos casos, consiste na remoção das amígdalas e adenóides, pólipos ou outras causas de obstrução, ou mesmo do excesso de tecido mole na parte posterior da orofaringe. No entanto, esse procedimento não alarga a abertura da garganta, afirmou Pang em declarações ao periódico de Singapura.

O método aplicado por este especialista também prevê a remoção das amígdalas e de parte do palato mole. Os músculos da garganta ao fundo da cavidade bucal são puxados para cima e para a frente, e depois suturados no palato mole que estica os músculos e expande a abertura da garganta, refere o relatório.

Tan Wee Teck, um dos primeiros pacientes de Pang, submetido ao procedimento em Singapura, em 2005, confessa-se bastante satisfeito com os resultados. “Depois da cirurgia, tenho dormido melhor e sinto-me mais enérgico durante o dia”, referiu.

Marta Bilro

Fonte: The Earth Times, Saúde na Internet.

Sem comentários: