sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Sanofi e Actelion irão controlar o mercado de fármacos para a insónia em 2016

A eplivanserina da Sanofi-Aventis e o ACT-078573 da Actelion serão líderes de mercado, no que diz respeito aos fármacos para a insónia, por volta do ano de 2016. Contudo, não é provável que este mercado sustente diversos fármacos semelhantes que não apresentem vantagens definidas de eficácia e de segurança, segundo o estudo da Decision Resources.

De acordo com o recente relatório da Pharmacor, a eplivanserina antagonista dos receptores serotoninérgicos de tipo 2 (5-HT2) e o ACT-078573 antagonista do receptor da orexina estão entre as 11 terapias emergentes para a insónia, que irão entrar no mercado na próxima década. Entre estas terapias emergentes encontram-se os lançamentos, fora dos Estados Unidos, do Lunesta (eszopiclona) da Sepracor e o ramelteon da Takeda, estando previsto que ambos sejam lançados na Europa em 2008 e no Japão em 2010. Os peritos pensam que o facto da insónia ser cada vez mais reconhecida como um distúrbio tratável, tanto por parte dos médicos, como dos pacientes, irá ajudar ao crescimento do mercado nos Estados Unidos, Japão, França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido.

O relatório revela ainda que o crescimento progressivo das taxas de diagnóstico e de fármacos de tratamento, combinado com uma população de 140 milhões de pacientes, fazem com que o mercado da insónia seja um dos poucos com potencial de expansão. Todavia, a disponibilidade do genérico Ambien (zolpidem), combinado com o aumento da inspecção em termos reguladores para as terapias da insónia, irão limitar as vendas do mercado global.

Segundo a analista da Decision Resources, Natalie Taylor, a insónia requer agentes que são mais claramente diferenciados em relação aos fármacos correntes do que outros grandes mercados psiquiátricos. Os fármacos com dados de ensaios clínicos em que esteja estabelecida a eficácia em várias populações com insónia – tais como os que sofrem de distúrbios psicológicos, os idosos, e pacientes com insónia crónica – irão apresentar o maior potencial comercial.

Isabel Marques

Fontes: PMFarma, www.decisionresources.com

Sem comentários: