sexta-feira, 31 de agosto de 2007

FDA adia decisão acerca do fármaco experimental para a fibrilhação auricular

A FDA pediu informação adicional à Astellas Pharma Inc. e à Cardiome Pharma Corp. relativamente ao tratamento experimental, o vernakalant, para o batimento cardíaco irregular, ou seja, a fibrilhação auricular. As companhias declararam que este pedido irá adiar a decisão da FDA por três meses, até 19 de Janeiro, em relação à aprovação do tratamento intravenoso.

A FDA pediu esta informação como preparação para o encontro de consultores externos (Cardiovascular and Renal Drugs Advisory Committee), programado para os dias 11 e 12 de Dezembro, para rever terapias para a conversão aguda de arritmias cardíacas. Mais especificamente, a FDA requereu dados sobre a segurança e a eficácia do ensaio ACT 2 do fármaco, uma forma intravenosa do hidrocloreto de vernakalant, que estava a decorrer quando foi apresentada a candidatura no final de Dezembro passado. Esta foi a segunda tentativa das companhias, pois a FDA rejeitou a candidatura anterior invocando inconsistências e omissões nos dados.

O analista da UBS Investment Research, Jeff Elliott, sublinhou que este adiamento até tem um lado positivo, uma vez que as companhias terão, assim, a possibilidade de realçar os dados muito fortes acerca do fármaco, e poderão ganhar tempo para adquirir a aprovação para uma indicação adicional pós-cirurgia.

A Cardiome concedeu à Astellas uma licença exclusiva em 2003 para desenvolver e comercializar o fármaco na América do Norte. O fármaco pertence à classe dos bloqueadores dos canais de cálcio e é direccionado ao batimento cardíaco rápido nas câmaras superiores do coração, ou aurículas, sem perturbar as câmaras inferiores. Este é um de dois tratamentos em etapas avançadas de desenvolvimento na Cardiome.

Isabel Marques

Fontes: First Word, Bloomberg

3 comentários:

ptcp disse...

Bom artigo mas tem algumas incorrecções: "para o batimento cardíaco irregular" não é o mesmo que "fibrilhação auricular"; a fibrilhação auricular, que também pode ser ventricular, é uma das causas da alteração do ritmo cardíaco. Este pode ser arritmico, bradicárdico ou taquicárdico.

Isabel disse...

É correcto dizer que é um tratamento para a forma mais comum de arritmia cardíaca? Em substituição de :"para o batimento cardíaco irregular"?

ptcp disse...

É correcto. Os medicamentos para esse fim terapêutico incluem-se no grupo farmacológico dos antiarritmícos. De qualquer forma não é incorrecta a expressão batimento cardíaco irregular. A correcção referia-se apenas à "fibrilhação auricular", que não é sinónimo de batimento cardíaco irregular como fazia pensar o artigo. Desculpe se não me fiz entender no primeiro comentário.
Continuação de um bom trabalho.