sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Garantia da Boehringer Ingelheim em Portugal
Risco de arritmia num caso em cada milhão

Na reacção à retirada mundial do Silomat, a Boehringer Ingelheim garantiu que o risco de arritmia associado ao medicamento para a tosse seca é de um caso num milhão, explicando que foi voluntariamente e por prevenção que optou por suspender a sua venda.

Em 2006 foram vendidas em Portugal 320 mil unidades do Silomat, no valor de 1,2 milhões de euros. O director médico da empresa, Carlos Trabulo, sublinhou a ausência de registo de casos fatais devido à toma do medicamento, e explicou que o risco de arritmias cardíacas só existe durante a acção do fármaco, que “é eliminado da circulação em 24 horas”. O teste com electrocardiogramas em adultos saudáveis foi feito depois de a base de dados de farmovigilância ter registado o aumento dos relatos de efeitos secundários, e demonstrou um risco de um caso num milhão de doentes.
Carlos Trabulo reiterou ainda que, “face aos resultados inesperados de alteração da relação risco/beneficio do fármaco, a Boehringer Ingelheim tomou a iniciativa, como medida de precaução, de o retirar voluntariamente do mercado, na defesa do interesse da segurança dos doentes”. Em 46 anos de comercialização a nível mundial o Silomat registou 200 milhões de administrações. Em 1992 deixou de estar sujeito a receita médica, classificação que pesou na decisão de retirada do mercado, segundo o laboratório, que pediu aos consumidores que suspendessem o seu uso e consultassem o médico ou farmacêutico para mais informações.

Carla Teixeira
Fonte: Agência Lusa

Sem comentários: