terça-feira, 6 de novembro de 2007

Rifadex retirado do mercado nacional

A Labesfal - Laboratórios Almiro, S.A. está a proceder à recolha voluntária no mercado nacional de todos os lotes do medicamento Rifadex (Rifampicina) 300 mg cápsulas. De acordo com uma nota informativa de carácter “urgente”, divulgada pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), na origem desta medida está o incumprimento de algumas especificações nas características de um dos lotes do produto.

A mesma circular, emitida esta terça-feira, especifica que a recolha surge na sequência de análises realizadas na Direcção de Comprovação de Qualidade do Infarmed ao lote n.º B0395, val: 01/2009 e que deram conta de resultados fora das especificações no que respeita os parâmetros de doseamento, características organolépticas e massa média.

A estes aspectos acresce ainda o facto de a empresa ter solicitado ao Infarmed o cancelamento da Autorização de Introdução no Mercado (AIM) por considerar que o medicamento não estava em conformidade com o definido no dossier de AIM autorizado.

Nesse sentido, o Conselho Directivo do Infarmed ordena a suspensão imediata da comercialização de todos os lotes do medicamento. O Rifadex (Rifampicina) é utilizado no tratamento da tuberculose, lepra e brucelose e em algumas infecções graves tratadas em meio hospitalar.

Marta Bilro

Fonte: Infarmed.

Sem comentários: