quinta-feira, 19 de julho de 2007

Ranbaxy duplica lucros no terceiro trimestre de 2007

A Ranbaxy, o segundo maior laboratório farmacêutico indiano, registou uma duplicação dos resultados no segundo trimestre do ano impulsionada por um forte crescimento no mercado europeu e pela valorização da rupia que lhe reduziu os custos com empréstimos contraídos no estrangeiro. Os resultados divulgados pela empresa superam as previsões avançadas anteriormente.

Os lucros da empresa aumentaram para os 47 milhões de euros (2,64 mil milhões de rupias) no segundo trimestre de 2007, relativamente aos 21,7 (1,21 mil milhões de rupias) milhões de euros registados em igual período do ano anterior. O director executivo da Ranbaxy, Malvinder Singh, afirmou, em declarações aos jornalistas, que a performance da empresa deverá melhorar ainda mais no segundo semestre do ano à medida que a companhia lança novos produtos no mercado.

O responsável adiantou ainda que a farmacêutica considera a possibilidade de proceder a novas aquisições para aumentar o crescimento, isto depois das oito operações de compra levadas a cabo no ano passado, metade das quais na Europa, com o objectivo de cortar nos custos de distribuição e aumentar a venda de genéricos. As estimativas apontam para um crescimento do mercado global de genéricos na ordem dos 73,3 mil milhões de euros em 2010, e os laboratórios concorrentes estão a proceder a aquisições para manter o crescimento dos lucros.

“A empresa anunciou um bom crescimento das vendas em todos os seus mercados, crescimento esse que deverá continuar”, afirmou Saion Mukherjee, analista da Brics Securities, em Bombaim, acrescentando que “as aquisições serão uma contribuição vital para o crescimento na Roménia e na África do Sul”. A Ranbaxy, que tem ambições de pertencer ao top cinco das maiores empresas de genéricos, registando vendas anuais no valor de 3,6 mil milhões de euros em 2012, viu as suas acções subirem à medida que os analistas partilhavam o optimismo acerca do futuro da empresa. “Continuamos positivos. A empresa empenha-se em prestar bons serviços”, salientou Sarabjit Kaur Nangra, analista do sector farmacêutico na Angel Broking Ltd.

As vendas do laboratório indiano subiram 55 por cento na Europa, para os 62 milhões de euros no segundo semestre, já na América do Norte o aumento das vendas não ultrapassou os 12 por cento, atingindo os 73,8 milhões de euros.

Marta Bilro

Fonte: Reuters, Bloomberg.

Sem comentários: