quinta-feira, 19 de julho de 2007

Afinal Vitamina C não evita constipações

Um novo estudo dirigido por investigadores australianos e finlandeses, publicado hoje pela organização internacional Cochrane Collaboration, vem desmistificar o suposto efeito preventivo da vitamina C, sobre as constipações, negando que exista uma relação entre o consumo diário de vitamina e o menor risco de constipação.

Baseados em cerca de 30 estudos que abrangeram 11 mil pessoas, os investigadores apuraram que o consumo diário de vitamina C apenas reduz para metade o risco de constipação em indivíduos submetidos a esforços físicos extremos, como é o caso dos maratonistas ou dos soldados.

Os indivíduos participantes nos estudos tomavam diariamente pelo menos 200 miligramas de vitamina C, no entanto, constatou-se que no grande público o efeito das vitaminas sobre a prevenção das constipações é muito pouco significativo para ser aconselhado.

No inicio dos anos 70, o investigador americano Linus Pauling, prémio Nobel da Química, aconselhou numa das suas obras a ingestão de mil miligramas de vitamina C por dia, como forma de reduzir o risco de constipações, dando assim origem ao mito que ainda hoje vigora.

Inês de Matos

Fonte: RTP

Sem comentários: