quinta-feira, 19 de julho de 2007

Daqui a oito anos 75% da população dos EUA será obesa

Um novo estudo desenvolvido pela Universidade Johns Hopkins em Baltimore, EUA, revelou que em 2015, três em cada quatro norte-americanos terão excesso de peso, o que corresponde a 75 por cento da população total do país. Se a obesidade é já uma realidade alarmante, no futuro ela será mesmo uma epidemia mortal, afirmam os investigadores.

Youfa Wang, dirigente do estudo, considera que «a obesidade é uma crise de saúde pública. Se o nível de obesidade e de peso a mais continuar a subir a este ritmo, em 2015, 75 por cento dos adultos e quase 24 por cento das crianças e adolescentes vão ser gordos ou obesos».

O estudo baseou-se na análise de investigações anteriores, recorrendo também a algumas sondagens nacionais que contabilizam pesos e comportamentos. A partir desta análise, os investigadores definiram as taxas de obesidade dos adultos através da fórmula que indica o índice de massa corporal (IMC), segundo a qual pessoas com um nível superior a 25 de IMC têm peso a mais e aquelas que apresentam um resultado superior a 30 são obesas.

Os resultados apresentados em 2003/2004 indicavam já que 66 por cento dos adultos americanos tinham peso a mais, tal como 16 por cento das crianças e adolescentes norte-americanos, existindo ainda 34 por cento em risco de ficarem com peso a mais.

«É provável que a obesidade continue a aumentar e, se nada for feito, vai tornar-se brevemente a maior causa de morte, passível de prevenção, dos Estado Unidos», diz Wang, pois a obesidade leva ao aparecimento de doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de cancro.

Os investigadores deixam o alerta, no futuro, mais do que a um corpo rechonchudo, a obesidade passará a estar associada à principal causa de morte nos EUA.

Inês de Matos

Fonte: Sol

Sem comentários: