quinta-feira, 19 de julho de 2007

Unidades de saúde passam a ser classificadas como os hotéis…
Estrelas para os hospitais


O presidente da Entidade Reguladora da Saúde, Álvaro Almeida, anunciou ontem, na cidade do Porto, a intenção de, a breve trecho, dotar os hospitais portugueses de um sistema de avaliação semelhante ao que é aplicado nos hotéis, atribuindo estrelas à qualidade de cada estabelecimento hospitalar, e elaborando um ranking das instituições que se destaquem pela positiva naquele parâmetro.

As unidades de saúde poderão assim passar a ser avaliadas e classificadas tendo em conta os serviços prestados, e é objectivo da ERS pôr a medida em marcha já no próximo ano. Potencialmente polémica – visto que, segundo declarações feitas ao farmacia.com.pt por vários médicos do Hospital de São João – os hospitais não devem ser avaliados de acordo com os critérios usados para as unidades turísticas –, a medida passa pela atribuição de estrelas aos serviços sanitários.
Não obstante, Álvaro Almeida garante que não está em marcha qualquer tentativa de diferenciação ou discriminação dos hospitais inseridos em qualquer daquelas categorias, que vão de zero a cinco estrelas, asseverando que o que se pretende é “avaliar todos os cuidados de saúde, públicos, privados e sociais, sem qualquer distinção”, estando já o sistema em fase de implementação. No entanto, os quatro profissionais de saúde auscultados pelo nosso portal questionaram-se, em tom irónico, sobre “que tipo de doente recorre a um hospital sabendo que essa unidade foi avaliada com zero estrelas?”…
O presidente da Entidade Reguladora de Saúde, que falava na cidade Invicta no âmbito de um seminário sobre perspectivas para o sector, considerou que este sistema, que já está em vigor em países como os Estados Unidos e o Reino Unido, constitui “uma forma simplificada” de gestão daqueles serviços que, salientou, “traz algumas vantagens”.

Carla Teixeira
Fonte: Agência Lusa

2 comentários:

Rui Borges disse...

A referência ao farmacia.com.pt merece 6 estrelas.

Parabéns pela iniciativa.

Carla Teixeira disse...

Obrigada. Se tiver o cuidado de consultar alguns dos textos que anteriormente submeti, notará que recorrentemente faço referência ao portal, não de um modo aleatório, mas sempre que a minha intervenção no texto foi superior à mera consulta, cópia, corte e recorte de um qualquer texto da internet. É um indicador muito usado em Jornalismo para dar conta de que o autor da peça fez reportagem própria para produzir o texto que apresenta. Congratulo-me pelo facto de concordar com a relevância de algo aparentemente tão simples. E agradeço as seis estrelas :)