segunda-feira, 11 de junho de 2007

ANF promove encontros de Farmacoterapia

Até 6 de Julho no Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra)


Estão a decorrer, até 6 de Julho, encontros de Farmacoterapia no Auditório do Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra). As sessões estão creditadas pela Ordem dos Farmacêuticos e são promovidas pela Associação Nacional das Farmácias que apela a todos os profissionais para a passagem da “farmácia da tradição” à “farmácia da modernidade.”

É um Ciclo de Seminários de Actualização em Farmacoterapia - organizado pela Escola de Pós-Graduação em Saúde e Gestão e que, arrancou já em Maio -, e visa abordar diferentes temas relacionados com a área em destaque. As sessões fazem parte da componente curricular do curso de pós-graduação em Farmacoterapia mas, o interesse que suscitaram junto dos farmacêuticos fez com a organização abrisse a participação a todos os interessados.

«Detecção e sinalização da suspeita iatrogénica na rotina clínica», foi o tema do primeiro encontro deste mês – Seminário 3.
Nuno Machado (farmacêutico) e Zita Mendes (especialista em estatística do Centro de Estudos e Avaliação em Saúde) são os conferencistas do Seminário 4 que, decorrerá, 22 de Junho, sobre o tema «Significância estatística versus significado clínico na interpretação dos resultados de ensaios aleatorizados e controlados: como abordar criticamente».
O Seminário 5, está agendado para 29 de Junho, e ficará a cargo do farmacêutico João Carlos Felício que vai abordar «A avaliação do “risco para prognóstico” como critério de decisão terapêutica».
Francisco Batel Marques, docente na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e coordenador da pós-graduação em Farmacoterapia, vai encerrar o ciclo de encontros, explorando o tema «Métodos qualitativos na avaliação da farmacoterapia: quais e como utilizar».

Raquel Pacheco
Fonte: ANF

Sem comentários: