segunda-feira, 11 de junho de 2007

"Infecções Hospitalares: Prevenção e Impacto Financeiro" em discussão.

O Fórum Hospital do Futuro vai realizar mais um encontro no dia 28 de Junho, na sala Almada Negreiros do Hotel Villa Rica, em Lisboa. Esta sessão de trabalho será subordinada ao tema “Infecções Hospitalares: Prevenção e Impacto Financeiro”, e será moderada pelo Director-Geral da Saúde, Francisco George. O orador convidado será Maarten Grootswagers, Director da Divisão de Saúde da Europa, Médio-Oriente e África, na Johnson Diversey.

Segundo dados do Programa Nacional de Controlo da Infecção, entidade pública responsável pela melhoria dos cuidados prestados nas instituições de saúde, estima-se que cerca de 8% dos doentes internados contraem infecções nosocomiais, ou seja, aquelas que são adquiridas em meio hospitalar. Assim sendo, as infecções hospitalares são um problema de saúde pública com dimensões relevantes, sendo necessário reflectir sobre o seu impacto, não só para a saúde pública, mas também as suas consequências financeiras, derivadas da prevenção e da resolução dos problemas colocados por este tipo de infecções. Este será um dos temas relevantes nesta sessão temática.

Importa assim pensar nas melhores estratégias para prevenir, detectar e tratar as infecções hospitalares, bem como aplicá-las de forma eficaz. Esta é uma tarefa que depende também de uma estreita colaboração entre a administração central e os hospitais, implicando a este nível uma forte articulação entre os vários departamentos, serviços e unidades funcionais.

Para mais informações, consulte o programa da sessão e a ficha de inscrição em http://www.portaldasaude.pt/

Paulo Frutuoso
Fonte: Portal da saúde

Sem comentários: