segunda-feira, 11 de junho de 2007

Vitiligo: Manchas Brancas

Ocorre, geralmente em forma de placas e aparece geralmente nos dedos, axilas, pescoço e rosto. É uma doença não-contagiosa, em que ocorre a perda de pigmentação natural da pele.

O local afectado fica com um aspecto esbranquiçado e bastante sensível ao sol. Para tal, é necessário o uso de protector solar, pois podem ocorrer queimaduras graves nestas zonas do corpo.
A doença pode piorar quando existe tensão e stress. Essas placas podem ficar para o resto da vida.

O vitiligo é difícil de tratar. São utilizados esteróides para remover as manchas, mas os resultados não tem sido os mais eficazes.
Quando existe uma percentagem elevada de manchas na pele, pode-se fazer uma despigmentação das áreas restantes da pele normal. Quando são áreas pequenas e ainda em fase inicial da doença, pode ser proposto um tratamento tópico.
Pode-se também ingerir alimentos ricos em carotenos ou tomar betacarotenos, que originam a cor amarela, levando o doente a sentir-me melhor fisicamente.

Esta doença leva muitas vezes os doentes a necessitarem de acompanhamento psicológico, por não se sentirem inferiores às outras pessoas.

Liliana Duarte

Fontes: ABC da Saúde
Saúde e Bem-Estar

Sem comentários: