segunda-feira, 11 de junho de 2007

São já 270 os bebés portugueses nascidos em Badajoz

O número de bebés portugueses nascidos em Espanha, depois do encerramento da maternidade do hospital de Elvas, ascende já a 270, de acordo com dados revelados pelas autoridades espanholas.

Desde o dia 12 de Junho de 2006, data do encerramento da sala de partos de Elvas, “até hoje, foram registados 270 partos de grávidas portuguesas no Hospital Materno-Infantil de Badajoz", de acordo com uma fonte dos serviços de saúde do governo regional da Extremadura espanhola.

Ao longo de um ano, o hospital de Badajoz atendeu já mais de 800 grávidas portuguesas, das quais 480 necessitaram mesmo de hospitalização, durante a gravidez.

Com o encerramento da sala de partos do Hospital de Santa Luzia de Elvas, o estado português estabeleceu um acordo as autoridades da Extremadura, segundo o qual as grávidas provenientes de Elvas e de Campo Maior, poderão optar por ter os seus bebés em Badajoz, uma vez que esta é a maternidade geograficamente mais próxima, a apenas 12 km.

Évora e Portalegre, são também opções de escolha para as grávidas. Contudo, os distantes 80 e 60 km que, respectivamente, as separam de Elvas e Campo Maior, têm levado a maioria a optar pela maternidade espanhola.

Ao fim de um ano, as autoridades portuguesas e da Extremadura fazem um balanço positivo do processo. "Da auscultação realizada, até ao momento, percebe-se que o índice de satisfação das mulheres assistidas no Hospital Materno-Infantil de Badajoz é elevado", segundo um comunicado do Hospital de Elvas.

Inês de Matos

Fonte: Lusa

Sem comentários: