segunda-feira, 11 de junho de 2007

Grupo português ALERT, lança software de gestão hospitalar nos EUA

O grupo português ALERT, responsável pela criação de um software de gestão hospitalar único, que permite o acesso imediato a todo o processo clínico dos pacientes, iniciou recentemente a sua implementação no mercado norte-americano.

O software, já instalado em cinquenta por cento dos serviços de urgência nacionais, foi aplicado nos hospitais de South Cameron Memorial Hospital, no Louisiana, Knox County Hospital, no Kentucky e Minnie G. Boswell Memorial Hospital, na Geórgia, bem como a outro hospital de Nova Orleães, onde ainda se procede à fase de construção.

As soluções informáticas aplicadas nestes hospitais pertencem ao software «ALERT PFH», o «ALERT Edis», destinado aos serviços de urgências, o «ALERT Outpatient», para gestão de consulta externa, o «ALERT Surgery Room», aplicado ao bloco operatório e o «ALERT Inpatient», sistema de informação para internamento.

«Em 2001, nas relações com médicos, desenvolvemos um verdadeiro ambiente médico sem papéis, adequado para todos os perfis e para todos os serviços, como bloco operatório, internamentos e urgências», explicou Miguel Rocha, administrador da ALERT.

«A partir daí, as coisas começaram a acontecer muito depressa. Começámos a acreditar que tínhamos um produto global, único no mundo, até porque, numa feira internacional da especialidade a que fomos, o nosso produto foi considerado o melhor».Estava garantida a qualidade e eficácia do software.

A expansão para mercados internacionais começou de seguida, representando já cerca de 10% da facturação da marca. A ALERT tem contratos firmados em vários países europeus e também no continente asiático, nomeadamente na Indonésia, e chega agora ao mercado norte-americano. Significa definitivamente, «uma grande aposta», mesmo com a concorrência feroz das multinacionais americanas.

De acordo com Miguel Rocha, o software da ALERT está «a concorrer a um nível muito alto. As nossas concorrentes podem a curto ou médio prazo bater-se connosco. E estou a falar de gigantes como o Google ou a Microsoft». No entanto, «a ALERT nunca mudou de rumo por questões de concorrência. Acreditamos que o nosso produto é bom, tem referências nacionais e internacionais».

De facto, as potencialidades deste software de gestão hospitalar estão já a ser demonstradas em 76 hospitais e 102 centros de saúde, permitindo o rápido acesso ao processo clínico electrónico do doente e uma maior proximidade entre os centros de saúde e os hospitais, na marcação de consultas. O administrador da ALERT realça ainda o facto de este sistema criar «verdadeiros ambientes clínicos sem papéis, o que permite reduzir o ruído nos serviços, e fazer com que, em todas as fases, todos os intervenientes saibam o que se está a fazer».

Mas as expectativas do grupo português são ainda mais altas. «Queremos ir para outros mercados, como a Singapura, onde estamos a participar na informatização dos serviços de saúde», garante Miguel Rocha, isto apesar das barreiras colocadas pelo mercado aos produtos estrangeiros, como aconteceu no pais vizinho, onde existe «uma certa resistência em adoptar não tudo o que seja português, mas tudo o que não seja espanhol».

Até ao final do ano, a ALERT espera aumentar consideravelmente o número de instituições com o seu programa instalados e alcançar a meta do meio milhar.

Inês de Matos

Fonte: Agência Financeira

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