segunda-feira, 11 de junho de 2007

Exames médicos passam a imagens digitais

O novo Sistema de Arquivo e Distribuição de Imagens (PACS) está a ser implementado em todas as unidades do Grupo Português de Saúde e consiste na digitalização dos exames realizados pelos utentes. Desta forma os exames, agora sob um formato digital, poderão ser consultados em qualquer lugar visto estarem disponíveis num site da Internet. Sempre que um exame estiver online, o utente receberá o aviso via SMS.

Este sistema resulta de um protocolo entre o Grupo Português de Saúde, através do IMI (Imagens Médicas Integradas) e a Kodak Health Group e vem beneficiar tanto utentes como profissionais de saúde. Para os utentes o acesso torna-se prático e rápido, pois passa a não ser necessário levantar o exame e deslocar-se a uma consulta, bastando apenas aceder a um site controlado. Com o PACS, os profissionais de saúde realizam o diagnóstico com maior rapidez e eficácia uma vez que é mais fácil editar, analisar e comparar as imagens.

Com este sistema é possível criar um processo clínico de cada doente, com o seu historial, dados pessoais e as imagens dos exames realizados, que será integrado na rede do Grupo. A reunião dos vários processos clínicos vai dar origem a um Data Center, onde toda a informação e imagens ficarão guardadas. Deste modo os dados relativos à saúde encontram-se arquivados num sistema mais seguro. Em Portugal nunca se tinha criado nada do género na área da imagiologia digital.

A utilização do formato digital é, igualmente, uma solução benéfica para o ambiente. Ao substituir o método tradicional (revelação) possibilita poupar cerca de 700 mil películas, nos primeiros tempos. O investimento deste novo sistema irá rondar um milhão de euros.


Sara Nascimento

Fonte: Hospital do Futuro, Semana Informática, First Solutions, Grupo Português de Saúde

1 comentário: