quarta-feira, 18 de julho de 2007

Frutas e verduras reduzem em 30% o risco de morte precoce

A ingestão de pelo menos 500 gramas diárias de fruta e verduras reduz o risco de morte em 30% revela um estudo feito Instituto Catalán de Oncología (ICO). O estudo foi publicado no The American Journal of Clinical Nutrition.


Dois pratos de legumes, onde devem estar presentes tomates, pepinos e pimentos porque são os mais ricos em antioxidantes e três peças de fruta são a quantidade mínima necessária para garantir uma vida mais saudável. Falta contabilizar ainda um estilo de vida activo com prática de desporto.

A investigação foi feita durante seis anos e contou com a participação de 15.610 mil homens e 25.748 mil mulheres, com idades entre os 30 e os 69 anos, todos de origem espanhola. Cruzados os dados de acordo com as idades, o estilo de vida (activo ou passivo) e o sexo concluiu-se que há uma relação directa entre o maior consumo de vegetais e menor índice de mortalidade.

Carlos Gonzáles, responsável pelo Serviço de Epidemiologia do Cancro, salienta que «estamos numa fase em que a saudável dieta mediterrânea está a desaparecer, pelo que é necessário fazer uma campanha de sensibilização para este assunto».

As pessoas que participaram do estudo afirmam que não é difícil criar o acto de ter uma alimentação saudável, baseada na fruta e nas verduras.

sara pelicano

fontes: europa press

Sem comentários: