quarta-feira, 18 de julho de 2007

Uso de remédio sem orientação médica poderá elevar o colestrol

O risco de elevação do colesterol devido ao uso de medicamentos sem acompanhamento adequado é um erro de negligência que podemos pagar caro.
Dr.Edson,especialista brasileiro avisa que "Os remédios que mais se relacionam ao aumento da taxa são aparentemente inocentes. São os diuréticos, os anticoncepcionais e os corticosteróides - drogas anti inflamatórias".
Segundo ele, pessoas que sofrem de dislipidemia - alteração na concentração de lipídios, como colesterol e triglicerídios - devem ter cuidado redobrado ao utilizar essas e outras drogas. "Esses pacientes demandam acompanhamento médico periódico", afirma Dr. Edson.
Além do uso das medicações citadas, o aumento das taxas de colesterol está usualmente ligado ao estilo de vida, especialmente nas cidades.
Indivíduos sedentários, obesos,fumadores e aqueles que não adoptam uma alimentação balanceada estão na linha de risco. "Cabe destacar que há também doenças que ocasionam a elevação, como diabetes, alcoolismo, problemas renais e da tiróide", explica o cardiologista.
Porém o nutricionista Rodrigo Valim esclarece que, o colesterol é por um lado,uma gordura muito importante para o funcionamento do organismo. "Há dois tipos: o HDL, que protege o organismo. Já o LDL, chamado de colesterol ruim, é responsável pela formação de placas que, com o tempo, obstruem as artérias".
A Associação Médica Americana insiste em que os níveis de colesterol normais se situem abaixo de 200 mg% e que a HDL colesterol seja acima de 3s%.
As recomendações para quem deseja manter o nível adequado de colesterol são as mesmas para quem quer viver bem e muito: não ingerir alimentos de origem animal em excesso, realizar actividade física com regularidade, manter-se dentro da faixa de peso ideal e não fumar. Em alguns casos, a taxa permanece alta. Para esses, é necessário o uso de medicação específica", esclarece Dr. Edson. Como o colesterol elevado não produz sinais ou sintomas, a visita anual ao médico é o único caminho para a detecção precoce. "Um simples exame de sangue indica a situação do paciente e possibilita a minimização dos riscos", conclui o cardiologista.
O colesterol é a principal causa de doenças cardiovasculares, que por sua vez lideram o ranking de mortalidade no mundo. Como exemplos, destacam- se o enfarto e o acidente vascular cerebral.

Sandra Cunha
Fontes: Canal Rio Claro,Grande Enciclopédia Médica:Saúde da família

Sem comentários: