quarta-feira, 18 de julho de 2007

Novartis regista crescimento de 14% no primeiro semestre de 2007

As receitas líquidas da farmacêutica suíça Novartis cresceram 14 por cento nos primeiros seis meses do ano, atingindo os 14,4 mil milhões de euros. Os lucros líquidos da empresa registaram também uma subida de 14 por cento no primeiro semestre de 2007, face ao período homólogo do ano anterior, ascendendo aos 3 mil milhões de euros.

O desempenho foi positivo em todas as unidades da empresa, sendo que a Sandoz, responsável pelos medicamentos genéricos foi das que mais se destacou, com um crescimento de 19 por cento nas receitas líquidas, alcançando os 2,5 mil milhões de euros. Por sua vez, e quando comparadas com igual período do ano anterior, as receitas líquidas da divisão de Vacinas e Diagnósticos cresceu 45 por cento.

Impulsionada pelo desempenho das linhas cardiovascular e oncológica, a Pharma, unidade que representa os medicamentos inovadores, foi alvo de um crescimento de 12 por cento, totalizando 8,6 mil milhões de euros.

O anti-hipertensor Diovan (Valsartan), com vendas de 1,7 mil milhões de euros ao longo dos primeiros seis meses do ano, e o Glivec (imatinibe), uma terapia alvo no tratamento da leucemia mielóide crónica, cujas vendas somaram 1,01 mil milhões de euros no primeiro semestre de 2007, foram os dois medicamentos mais bem sucedidos da farmacêutica.

“Concentrando a nossa atenção na inovação já obtivemos sete aprovações importantes este ano e esperamos conseguir mais autorizações durante o segundo semestre”, salientou Daniel Vasella, director-executivo e presidente do Grupo Novartis.

Fonte: Novartis, Portal Fator, Diário Económico.

Sem comentários: