quarta-feira, 18 de julho de 2007

Organon e Dyax estabelecem aliança para desenvolver terapêutica com anticorpos

A Organon anunciou que estabeleceu um acordo com a Dyax Corp. para descobrir e desenvolver anticorpos humanos para fins terapêuticos, para o tratamento de doenças auto-imunes e cancro. Segundo os termos do acordo, a Dyax irá utilizar a sua tecnologia registada de expressão de fagos (phage display, em inglês) para identificar anticorpos dirigidos a um alvo, identificado no Centro de Pesquisa em Biotecnologia da Organon, em Cambridge, nos Estados Unidos. A Dyax irá receber taxas de licença e financiamento de pesquisa, assim como pagamentos por objectivos e regalias sobre as vendas líquidas, que podem resultar do desenvolvimento clínico da Organon e da comercialização destes anticorpos. Os detalhes financeiros não foram revelados.

O vice-presidente executivo de Investigação e Desenvolvimento da Organon, David Nicholson, comentou que faz parte da estratégia da empresa expandir o portfolio de produtos biotecnológicos. A tecnologia de “phage display” de última geração da Dyax irá ajudar a Organon a fortalecer a área de Investigação e Desenvolvimento, no que se refere a terapias com anticorpos para o cancro e doenças auto-imunes.

O presidente da Dyax, Henry E. Blair, afirmou que a empresa está satisfeita com a realização deste acordo com a Organon, uma das companhias biofarmacêuticas líderes na Europa, que está envolvida na pesquisa de novas terapêuticas com anticorpos. A colaboração realça ainda a importância da tecnologia da Dyax e o sucesso do Programa de Licenciamento e Financiamento de Pesquisa que continua a gerar valor significativo para a empresa.

Phage display
Os organismos vivos, como as viroses, têm a capacidade de exibir um produto de gene estranho, ou proteína, nas suas superfícies. Com base nesta capacidade dos organismos exibir proteínas, os cientistas da Dyax inventaram uma expressão de proteínas em fagos, um método novo de detectar individualmente dezenas de milhares de milhões de anticorpos humanos, péptidos ou pequenas proteínas na superfície de um pequeno vírus bacteriológico chamado bacteriófago. Utilizando esta tecnologia patenteada de expressão de fagos, conhecida como “phage display”, a Dyax é capaz de produzir e pesquisar entre grandes colecções, também referidas como bibliotecas (libraries, em inglês), de anticorpos, pequenas proteínas ou péptidos, de modo a identificar rapidamente aqueles componentes que se ligam com grande afinidade ou elevada especificidade aos alvos de interesse.

Isabel Marques

Fontes: Pharmalive

2 comentários:

ptcp disse...

Algumas correcções.
Escreveu: "Os organismos vivos, como as viroses"; virose é uma infecção provocada por vírus, logo, os microorganismos são os vírus.

"...têm a capacidade de exibir um produto de gene estranho, ou proteína, nas suas superfícies", por "têm a capacidade de exibir produtos de genes externos, como proteínas, na sua superficie".

"Com base nesta capacidade dos organismos exibir proteínas, os cientistas da Dyax inventaram uma expressão de proteínas em fagos" por "Com base nesta capacidade dos organismos de exibir proteínas de genes externos adquiridos, os cientistas da Dyax inventaram uma técnica de expressão proteica em fagos"

"Expressão de fagos" por "expressão em fagos".

Isabel disse...

Agradeço as correcções. Neste artigo tive algumas dificuldades na tradução de determinados termos.