quinta-feira, 27 de setembro de 2007

85 por cento das mulheres portuguesas utiliza métodos contraceptivos


Aproximadamente 85 por cento das mulheres portuguesas, em idade fértil e sexualmente activas, utiliza métodos contraceptivos, segundo os dados mais recentes do Inquérito Nacional de Saúde, conduzido pelo Observatório Nacional de Saúde (ONSA).

Carlos Dias, do ONSA, declarou à Lusa que, em Portugal, 85 por cento das mais de 41 mil mulheres entrevistadas, entre Fevereiro de 2005 e Fevereiro de 2006, afirmou utilizar métodos contraceptivos, enquanto que 15 por cento reconheceu não utilizar qualquer método de contracepção. Os dados demonstraram que as mulheres entre os 25 e os 34 anos são as que mais recorrem aos contraceptivos, enquanto que a faixa etária dos 15 aos 19 anos é a que apresenta índices de utilização mais baixos.

O responsável do ONSA acrescentou ainda que os valores mais baixos de utilização de contraceptivos verificam-se no Alentejo, sendo que somente 81,4 por cento das mulheres recorre à utilização de contraceptivos. Contrariamente, na zona Centro do país a percentagem de mulheres que utiliza métodos de contracepção é mais elevada, chegando aos 87 por cento.

O director executivo da Associação de Planeamento para a Família (APF), Duarte Vilar, sublinhou que as mulheres portuguesas recorrem a métodos actuais, ocupando a pílula “uma posição muito forte e central”. Contudo, apesar destes resultados positivos, o director da APF ressalta o facto de ainda haver muitas mulheres, que apesar de não quererem engravidar, não utilizam nenhum método contraceptivo, sendo necessário analisar "perspectivas de intervenção dirigidas a grupos específicos de mulheres".

Duarte Vilar lembrou ainda que, embora a pílula comparticipada seja relativamente acessível nas farmácias, existem muitas pessoas cujo rendimento não permite sustentar este tipo de gastos, tendo ainda alertado para os casos em que os stocks de contraceptivos esgotam nos centros de saúde, onde são disponibilizados gratuitamente.

Estes resultados foram apresentados ontem (dia 26 de Setembro), num colóquio que marca o lançamento nacional do primeiro Dia Mundial da Contracepção, que a partir de agora passará a ser assinalado neste dia.


Isabel Marques

Fontes: Diário Digital, RTP Online, RUM Online

Sem comentários: