quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Fármaco experimental para o cancro do rim apresenta resultados promissores

O fármaco oncológico experimental axitinib, da Pfizer, demonstrou resultados positivos, nas fases intermédias de um ensaio clínico, na redução de tumores do rim em estado avançado, em casos em que o tratamento anterior falhou.

O fármaco reduziu os tumores em mais de metade dos pacientes (51%), que não tinham beneficiado com o tratamento habitual, tendo a redução sido considerada significativa em 23 por cento dos casos. O estudo revelou ainda que o axitinib retardou a progressão da doença por um período de 7,7 meses, e o tumor manteve-se estável em 37 por cento dos pacientes, afirmaram os investigadores na Conferência Europeia do Cancro, em Barcelona.

Neste estudo, os cientistas seguiram 62 pacientes, cujo cancro de rim se estava a espalhar, e que não tinham reagido aos tratamentos anteriores, incluindo o Sutent (sunitinib) e o Nexavar (sorafenib), da concorrente Bayer AG.

Segundo o principal investigador do estudo, Brian Rini, do Taussig Cancer Institute em Cleveland, nos Estados Unidos, este fármaco é realmente potente, e o facto de ter tido alguma acção nestes pacientes, nos quais outros tratamentos falharam, é realmente impressionante.

A Pfizer irá apostar uma grande quantia no desenvolvimento do axitinib, composto que se encontra na Fase II, uma vez que os resultados demonstraram que o fármaco é muito promissor, não só em termos clínicos, como também para o futuro financeiro da companhia.

O axitinib é um químico semelhante ao Sutent, que impede que as células cancerígenas se dividam e que cessa o fornecimento de sangue para o tumor. O fármaco também está a ser testado para os cancros avançados do pâncreas, tiróide, pulmão e mama.

A Pfizer revelou, no mês passado, que irá despender cerca de 20 por cento do orçamento destinado à investigação em terapias para o cancro. A companhia tem 20 novos tratamentos para o cancro em desenvolvimento,como parte da estratégia para substituir os lucros perdidos à medida que as patentes expiram. O Sutent, aprovado no ano passado, nos Estados Unidos, para tratar o cancro do rim e um tipo de cancro do estômago, atingiu vendas de 146 milhões de dólares no segundo trimestre.

A Sociedade Americana do Cancro estima que este ano irá haver cerca de 51 190 novos casos de cancro do rim nos Estados Unidos, e cerca de 12 890 pessoas irão morrer devido a esta doença.

Isabel Marques

Fontes: www.networkmedica.com, Bloomberg, www.eurekalert.org

Sem comentários: