quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Farmácias começam 2ª-feira a vender 1,6 milhões de vacinas contra a gripe

Na próxima segunda-feira, dia 1 de Outubro, estarão à venda nas farmácias portuguesas, mais de 1,6 milhões vacinas contra a gripe, o suficiente para assegurar a cobertura de 15 por cento da população, anunciou hoje à Lusa fonte oficial.

O objectivo da Direcção-Geral de Saúde (DGS) passa pela vacinação de pelo menos 60 por cento dos portugueses acima dos 65 anos. "A idade já é um factor de risco e também é nesta faixa etária que as pessoas têm geralmente mais patologias", explicou à agência Lusa a sub-directora-geral de Saúde Graça Freitas.

De acordo com um documento do Observatório Nacional de Saúde, do Instituto Ricardo Jorge, no ano passado registou-se um aumento significativo da taxa de vacinação no grupo com mais de 65 anos, atingindo mais de 50 por cento desta população. Este ano, as autoridades pretendem conceder especial atenção aos idosos internados em lares, esperando mesmo vacinar toda a população aí residente.

De forma a cumprir este objectivo, foi já lançada uma campanha junto dos médicos e delegados de saúde de cada concelho, alertando que os idosos em instituições devem ser todos vacinados.

Muitas empresas optam por disponibilizar a vacina aos seus funcionários, como forma de combater o absentismo por causa da gripe, atitude que é questionada pela sub-directora-geral de Saúde. "Não recomendamos a vacina a grupos de pessoas saudáveis com menos de 65 anos. Do ponto de vista de saúde pública não é recomendável fazê-lo e, aliás, não está avaliado o impacto que a administração da vacina tem no absentismo laboral. É uma questão de sensibilidade e de consciência cívica de cada um", comentou.

No que respeita às crianças, a responsável apenas recomenda a vacinação quando se estiver perante casos de doenças crónicas, como asma ou problemas cardíacos, ainda que a vacina possa ser administrada a partir dos seis meses.

Apesar de começarem a ser comercializadas já a partir de segunda-feira, as vacinas estarão à venda durante todo o Outono e a sua administração pode ocorrer a qualquer momento. Como tal, Graça Freitas avisa que as pessoas não devem todas acorrer às farmácias logo no primeiro dia de vendas.

"Vão calmamente ao médico e aos serviços. A receita para a vacina tem até uma validade alargada", aconselhou.

Para evitar constrangimentos no funcionamento dos serviços, o secretário de Estado da Saúde emitiu um despacho que alarga o prazo de validade das receitas médicas, de forma a permitir a prescrição antecipada da vacina. Segundo o despacho, “as receitas médicas nas quais sejam prescritas exclusivamente vacinas contra a gripe para a época gripal 2007/2008, prescritas a partir de 01 de Setembro, são válidas até 31 de Dezembro do corrente ano”.

Este ano, as várias entidades envolvidas criaram um grupo de trabalho para acompanhar a evolução da vacinação contra a gripe, na época 2007-2008, estabeleceram o compromisso de colocar a vacina à venda em todos os locais, apenas a partir do dia 01 de Outubro.

Em Portugal são comercializadas sete marcas de vacinas contra a gripe sazonal, que em média, afecta anualmente entre 10 a 15 por cento da população nacional. A vacina deverá ser administrada em Outubro e Novembro, podendo ser aplicada durante todo o período do Outono e Inverno.

Inês de Matos

Fonte: Lusa

Sem comentários: