quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Nabilon vai produzir novas vacina contra gripe pandémica

A Nobilon, uma subsidiária da farmacêutica Organon, estabeleceu um acordo de licenciamento com a empresa biofarmacêutica britânica Protherics para poder aceder ao CoVaccine HT, uma nova substância que lhe permitirá reforçar a resposta imunológica das suas vacinas para a gripe sazonal e pandémica.

Segundo os termos do acordo, a Nobilon garante os direitos exclusivos a nível mundial, com excepção dos Estados Unidos da América, para desenvolver, produzir e comercializar duas novas vacinas para a gripe a partir do CoVaccine HT. Em resultado desta parceria, a Protherics recebe um pagamento adiantado, bem como os royalties do produto e pagamentos por objectivos relativos ao sucesso das vendas líquidas do medicamento.

Nos modelos pré-clinicos, o composto demonstrou superioridade na estimulação e resposta imunitária relativamente ao hidróxido de alumínio, o adjuvante tradicionalmente utilizado, e não revelou quaisquer sinais de limitar a toxicidade local. Para além disso, o novo adjuvante permite também reduzir a quantidade de antigénio necessário à produção de uma vacina para a gripe pandémica, uma mais-valia importante no que toca à rapidez de produção de grandes volumes da vacina no caso da ocorrência de um surto.

Para além deste acordo de licenciamento, a Nobilon arrecadou também uma verba de 3,5 milhões de euros atribuída pela União Europeia para financiar o desenvolvimento de uma vacina contra a gripe que contenha o novo adjuvante.

Marta Bilro

Fonte: In-PharmaTechnologist.com.

Sem comentários: